Guia ilustrado da Guitarra - Manual de Conhecimentos e Reparos Essenciais

capa3Lançado no ano de 2003 na Expomusic, o livro “Guia ilustrado da Guitarra” é um manual de conhecimentos e reparos essenciais. Este é provavelmente o primeiro livro do gênero no Brasil contendo assuntos do interesse de guitarristas profissionais, semi-profissionais, e aprendizes de Luthiers.

Este guia escrito por Edmar Luighi, e lançado pela editora HMP, (responsável pelas revistas Cover Guitarra, Cover Baixo, Batera e teclado) trata temas como “Braço - Como é feito, principais defeitos e soluções, regulagens”, “Captadores e parte elétrica”, “Pontes e trêmolos - Quais os tipos, de que material são feitos, principais problemas, e características”, “Regulagem completa” - O que consiste, quais itens abrange, como é feita, o que corrige qual a necessidade”, “Conservação, limpeza, cuidados e dicas - O que fazer, como fazer, e aonde fazer, a limpeza periódica de seu instrumento, para mante-lo “sadio” por mais tempo”, “Faça você mesmo - Pequeno manual de reparos simples para o cotidiano”. Este guia oferece também “Anatomias de guitarras”, glossário e é totalmente ilustrado.

“Meu objetivo com esse livro, é primeiramente dar ao músico o conhecimento necessário, para que entenda como funciona um instrumento, seus limites, e as maneiras de melhorar o seu desempenho. Depois, saber quais os procedimentos que os Luthiers comumente operam nas guitarras para sanar este ou aquele problema, e desta forma, o instrumentista não ser enganado, por “maus profissionais”. E por último, adquirir uma linguagem e um conhecimento um pouco mais técnico, que com certeza ajudarão no momento de pedir ou explicar ao Luthier, o problema, a adaptação ou melhoria que gostaria de efetuar no instrumento”.

Guia ilustrado do Contrabaixo - Manual de Conhecimentos e Reparos Essenciais

capa2

Lançado em setembro de 2004, na Expomusic o segundo livro de Edmar Luighi: Guia ilustrado do Contrabaixo. Trata-se de um manual de conhecimentos e reparos essenciais como o anterior, no entanto desta vez dirigido ao contrabaixo. Contém assuntos do interesse de contrabaixistas profissionais, semi-profissionais, e aprendizes de Luthiers. Este guia escrito por Edmar Luighi, e lançado pela editora HMP, (responsável pelas revistas Cover Guitarra, Cover Baixo, Batera e Teclado, entre outras) aborda temas de importantíssimo conhecimento para contrabaixistas, pois, trata dos principais problemas e suas soluções, características, peculiaridades, acessórios, captação e anatomia deste importante instrumento. O fato de ser bem ilustrado facilita a compreensão e promove uma melhor atenção na leitura.

O intuito deste manual é dar idéia ao músico, dos cuidados e necessidades que o instrumento necessita assim como os procedimentos que comumente os Luthiers empregam para tratá-lo, valorizando tanto o trabalho do profissional como informando e preparando o músico dos procedimentos corretos. “Meu objetivo com esse livro, é o mesmo do Guia da Guitarra: oferecer ao músico o conhecimento necessário, para que entenda o funcionamento do instrumento, seus limites, e as maneiras de melhorar a seu desempenho.” E. LUIGHI

Guia Ilustrado da Guitarras- Tudo sobre captadores

capa1Lançado em 2005 na Expomusic de São Paulo, o terceiro livro do Luthier Edmar Luighi O segundo de guitarra - Este esperado guia trata de um assunto altamente questionado por guitarristas do mundo todo – CAPTADORES Luighi, nesta obra, aborda conceitos, definições, contesta dogmas, analisa e compara vários modelos de várias marcas de captadores, expondo sua opinião assim como especificações técnicas de fabricantes. Disponibiliza também, vários diagramas esquemáticos de partes elétricas dos principais modelos de guitarra, e também configurações de Push Pull, Blends e Split. Confira! Separados em capítulos, aborda single coils, Stacks, Mini Humbuckers, Humbuckers, ativos e passivos.

Os esquemas de ligação possuem ilustrações fáceis de serem seguidas até por iniciantes (bastando possuir noções básicas de como soldar componentes, e utilizar algumas ferramentas específicas), uma vez que os diagramas são claros, e o texto apresenta o “passo-a-passo” de cada configuração elétrica. “Meu objetivo com esse livro, é o mesmo do Guia da Guitarra e do Guia do Contrabaixo: oferecer ao músico o conhecimento necessário, para que entenda o funcionamento do instrumento, seus limites, e as maneiras de melhorar a seu desempenho. As solicitações de um complemento focado a assuntos mais específicos eram muitas, e este assunto era o campeão! Acredito veemente que será útil aos músicos como uma ferramenta de ampliação de perspectivas com relação à parte elétrica do instrumento, e aos aprendizes de Luthiers, como mais uma referência de trabalho”. E.Luighi