Quanto de corda devo enrolar nas tarraxas para não ter perda de afinação?

Por E.Luighi

É bem verdade que os comentários a esse respeito são contraditórios. Alguns dizem que enrolar pouco das cordas nas tarraxas, causa desafinação, pois as mesmas escapam. Por outro lado, enrolando-se muito, desafinam por afrouxarem devido a quantidade de voltas. Ambos os argumentos estão certos. Entretanto é o exagero que cria o problema.

Cordas com muitas voltas na tarraxa realmente causam extrema desafinação. Até se ajustarem perfeitamente nas tarraxas, vão escapando aos poucos baixando a afinação. Isso pode ser verificado fazendo o seguinte teste: Afine o instrumento, e logo após puxe a corda contra a tarraxa. Você verá que a corda baixará a afinação de ½ até dois tons. Isso independente da quantidade de cordas em torno da tarraxa. Isso se dá porque além do assentamento do encordoamento, há também a dilatação. Ou seja – As cordas aumentam o seu tamanho, pois “esticam-se” na medida em que são tracionadas pelas tarraxas. Desta forma, quando são colocadas com muitas voltas nas tarraxas o tempo para fixação da afinação fica maior, pois a quantidade de corda a ser assentada e esticada  é maior.  Isto acontece principalmente nas cordas mais graves (Mi La Re), pois, por serem grossas, suas voltas não assentam perfeitamente uma sobre as outras.

Com relação às cordas que escapam quando pouco enroladas nas tarraxas, isso realmente só acontece se colocado pouco do encordoamento nas tarraxas. Mas, percebe-se o problema tão logo colocado, pois, não prendem bem.

Importante frisar que quando se enrola pouca corda, se tem o beneficio da estabilidade rápida da afinação, contudo se precisarem retirar as cordas por algum motivo, pode não se conseguir colocá-las novamente por causa do pouco tamanho. Então, antes de cortar o excesso, tenham certeza que não há nenhum procedimento a ser feito.

Até a próxima!!