Altura dos Captadores

Nem tão próximo nem tão distante

Por E.Luighi

Olá pessoal! Quando digo “altura dos captadores” me refiro a proximidade deles em relação às cordas. É muito comum, principalmente, em guitarras modelo strato, uma vez que comumente utilizam single coils, os instrumentistas aproximarem os captadores das cordas para conseguir mais volume e sustentação de som. Evidentemente, quanto mais próximo das cordas, os captadores atuam com mais intensidade. Contudo, podem causar um problema bem grande, que é a falta de afinação do instrumento.

A relação dos captadores com as cordas funciona da seguinte maneira: O captador é uma bobina eletromagnética, que quando as cordas não estão atuando sobre ele, o seu campo magnético está estático. Quando a corda é tocada, por exemplo, na nota lá (440 herts) a mesma vibra 440 vezes por segundo, causando no campo magnético do captador essa mesma freqüência de pulsos, possibilitando que as informações com relação ao timbre e ao tom da nota tocada, seja levada até o amplificador. Uma vez que as cordas das guitarras e dos contrabaixos são de metal, a proximidade exagerada das mesmas aos captadores pode fazer com que os ímãs dos singles ou dos humbuckers, criem uma atração sobre o metal das cordas interferindo no padrão vibratório das cordas, e desta forma fazendo com que a afinação seja afetada.

Embora a discrepância na afinação seja de forma geral, à medida que se avança em direção ao fim do braço, percebe se que a entonação se corrompe mais intensamente. Isso porque, quanto mais para o fim do braço caminhamos, mais aproximamos as cordas aos captadores. Por outro lado, também muito longe das cordas os captadores não atuam bem, pois, deixam de captar nuances ora importantes. Então gosto e bom senso são determinantes na escolha da posição do captador.

Eu costumo sugerir que o captador nunca fique menos de três milímetros das cordas, (foto 01) pois pode realmente ter problemas sérios na afinação. O mais próximo seria no máximo três a quatro milímetros (Foto 03). Por outro lado o mais distante que acho ainda funcional é de no máximo seis milímetros (Foto 02). Distâncias de oito, nove milímetros ou mais, podem ser comprometedoras.(Foto 04)  CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIA-LAS

Consulte seu Luthier para que possa ter uma análise mais singular e precisa de seu caso em específico. Um abraço e até a próxima!!

53 Comentários

  1. 2-9-2010

    Muito bom Edmar, nunca tinha lido nada sobre isto, e lembro de ter uma tido uma guitarra com captadores regulados muito altos e nunca gostei da afinação dela… Valew pelo Toque. Abração!

    Gil Manoel.

    http://www.gilmanoel.com.br

  2. 3-19-2010

    Na matéria “Altura dos captadores” as distâncias entre corda-captador são considerando a corda solta ou pressionada em algum ponto da escala?

    Seu novo site está muito interessante, parabéns

    Atenciosamente

    Daniel

    • 3-19-2010

      Considerando a altura mais baixa que a corda puder atingir.Comumente a partir do 12 traste. Ok? Um abraço e obrigado pela visita!!

  3. 4-15-2010

    Concerteza uma ótima matéria.
    Muito bem explicada para um fácil entendimento.

    Valeu Edmar…

    Grande Abraço.

  4. 4-25-2010

    Opa, cara muito bom o tópico sobre o assunto, eu comprei uma tagima hand made e ela tava com esse problema e eu fiquei pensando no que poderia ser, depois de procurar bastante achei AQUI a solução parabens!

    Muito bom o blog!

  5. 4-25-2010

    Recomendo um artigo sobre os polos de captadores enfatizando os Singles coils. os singles (alnico) da minha guitarra chegaram com os polos das cordas B e E 2º e 1º mais baixos que os outros porem nos 3 captadores. fiquei com duvidas sobre isso pois senti umas leve diferença na presença dessas cordas no som, que nula pra falar a verdade mas é real (hehhehe) percebi sim. e fiquei com duvidas justamente sobre isso, eu li que dá pra por pra fora um pouquinho esse polos, tbm li que nao se deve mexer em hipotese alguem pois eles são para ser assim mesmo enfim. se voce poder me ajudar eu agredeço man.

    abraço

    • 4-25-2010

      Os captadores, quando estão com os polos centrais mais altos que os extremos, são para melhor acompanhar a curvatura da escala. Como as cordas devem acompanhar a curvatura da escala, alguns captadores são fabricados com os polos não “Flat”. Ou seja não uniformes, para melhor equalizar o volume entres as cordas. Contudo isso só funciona perfeitamente em escalas mais abauladas. Ok? Um abraço!

  6. 5-6-2010

    caro amigo, estou com uma duvida, na minha guitarra les paul a chave é tres posiçoes, correto, o que acontece é quando eu coloco a chave na posiçao do meio, o som fica mais baixo, a posiçao baixa e alta o som esta com o mesmo volume e outra duvida é sobre a altura dos captadores, cada captador tem que ter a altura certa? pois uma vez eu li que o captador do braço tem que ficar um pouco mais baixo do captador da ponte, vlw obrigado

    • 5-6-2010

      Marcos, precisaria ver sua guitarra para saber o que sta acontecendo, contudo, quando um dos captadores não esta fazado com o outro, se comutados, cai o volume. Desta forma é necessario inverter o fio de um deles. Com relação a altura dos captadores, via de regra o braço sempres fica um pouco mais baixo do que o respectivo da ponte. Isso para que o equilibrio do som fique melhor. Abraço!!

  7. 5-22-2010

    Valeu pela dica! Muito bom!!!

  8. 5-27-2010

    Grande Edmar!!
    Espaço excelente esse aqui cara… qdo eu tinha 17 anos os caras faziam o mistério para toques simples onde, as vezes, nós mesmos poderíamos resolver alguns probleminhas.
    Parabéns !!! Sucesso !! E boa sorte !!
    Abraço.

    • 5-28-2010

      Obrigado, Zé, Abração!!!

  9. 5-28-2010

    Estive lendo os comentarios e como o nosso amigo acima tambem tenho uma squier strato com tres singles alnico e os dois polos das cordas G e D estão mais altos que os outros fazendo com que o volume dessas duas cordas fique bem mais alto que as outras,ja tentei levantar as cordas e seguir a curvatura do braço mas não adianta,como não da pra movimentar os pinos dos caps to pensando em da uma limada pra poder nivelar o som ou terei q troca-los,oque vce acha, mando ver na lima?Da um help aí.

    • 5-28-2010

      Então Evandro, não acho prudente. Pode imediatamente começar a enferrujar os polos. Depois pode trincar o polo também. Acho mais prudente trocar o captador. SE for de ão Paulo traz para eu dar uma olhada sem compromisso!! ok? Um abraço e boa sorte!!

  10. 6-4-2010

    Edmar,o que posso fazer pra tirar um som um pouco mais grave do meu humbucking da ponte?a altura do captador teria alguma relação?

    • 6-7-2010

      Pedro, a altura modifica mais diretamente o volume do que o timbre,..A solução mais funcional é trocar o captador. Ok? Um grande abraço!!!

  11. 6-22-2010

    Ola Edmar !!
    Tenho uma Tagima strato e quero trocar os captadores. Minha primeira ideia era colocar um Hot Rails na ponte pra dar mais peso e volume,mas fiquei preocupado com a diferença de saida em relação aos outros. Agora to pensando em colocar 3 Cabrera em tdas as posições. Tem algum Cabrera com uma característica de maior saída e mais grave no formato single? O custoXbeneficio sera melhor nesse caso? Te envie um email com maiores detalhes…um abraço e mto obrigado

    • 6-24-2010

      Kleber, desconheço da Cabrera captadores desse tipo (Humbucker em formato single) A Spirit e a KentArmstrong possui caps baratos e muito bons. Na faixa R$.70,00. Liga para mim 11 2063-5935 Abraço!!

  12. 6-28-2010

    Olá Edmar !!!
    Tenho uma shelter sx SG e estava pensando em colocar nela captadores de alto ganho, como os seymour duncan Invader, ou os malagoli Intruder, só que os polos desses captadores sao ”grandes” e na posição do braço para os polos não se aproximarem demais das cordas, o captador teria que ficar no mesmo nível do escudo. Eu gostaria de saber sem tem algum problema nisso ?
    Desde já agradeço.

    Estes são os captadores.
    http://www.malagoli.com.br/hbintruder.htm

  13. 7-10-2010

    Edmar,tenho uma ibanez rg 2550 e comprei recentemente o pedal radial bones london,não posso usar o drive mais de meio dia que clipa o pedal quando uso o captador do braço com a corda lá na casa 15,apenas nessa corda e casa,o problema seria a frequencia que entra no pedal muito forte?abaixando o captador do braço resolve?pq sera que ocorre apenas na casa 15?e com o captador do braço?obs…com minha tagima com fender hotnoiselles não acontece isso

    • 7-24-2010

      Marcelino preciso examinar para te dar um diagnostico, mas, pode ser até traste. Ou até a frequencia do captador que não se adqua a do pedal. Só vendo. Um abraço!!

  14. 7-14-2010

    Olá !

    O mesmo se aplica em captadores ativos tipo emg ? nesse caso qual é a relação altura / volume / sustain ?

    Bom trabalho !
    Cumps

    • 7-24-2010

      O mesmo Rui!! Tem que ser mantido a distancia. Abraço!!!

  15. 7-17-2010

    Edmar, como fica essa altura para o contrabaixo?

    • 7-24-2010

      A mesma que a guitarra Mycael. Não pode muito perto, pois realmente desafina. No contrabaixo ainda gera Over load. Abraço!!

  16. 7-19-2010

    tenho uma guitarra estrato gianini x-basic 3 captadores single-colis,gostaria de saber para o meu modelo de guitarra qual altura devo utilzar nos meus captadores!!!!!por favor preciso muito de regulagem

  17. 7-21-2010

    Edmar, uma pergunta,

    Sobre humbuckers de ponte, como funciona aqueles modelos que possuem espaçamento especial? Já ouvi dizer que é para pontes trêmolo a Floyd Rose e já ouvi que é específico para modelos com floyd. Você poder me esclarecer se um modelo que tenha tal espaçamento pode ir numa ponte comum de Stratocaster?

    Um Abraço

    • 7-24-2010

      Gustavo, a Seymour Duncan possui os Modelos TREMBUCKER e a Dimarzio FSPACE. São captadores para serem usados com tremolos tipo Floyd Rose.
      Para Strato com ponte tradicional os Humbuckers são os mais indicados. Abraço!!

  18. 7-27-2010

    Acho que realmente é a frequencia do captador,pois no satchurator isso não acontecia,mas eu abaixei o captador do braço,ta com uns 7mm,mas os dimarzio IBZ são bem fortes na minha opnião,e agora estou conseguindo usar mais ganho no pedal,dai nos solos o ts-9 da um empurrão a mais,e não to tendo problemas pelo captador estar longe,valeu abraço,Deus abençoe!

    • 7-28-2010

      Obrigado, fique na paz!!

  19. 7-27-2010

    Ah…seria difícil examinar minha guitar,pq moro do outro lado do planeta,rs…

  20. 7-28-2010

    Olá Edmar!! Qual destes caps vc recomendaria pra minha Tagima strato na posição da ponte: Sergio Rosar King Mid, Kent Armstrong ou Spirit Hot Way Plus ? Queria mais corpo, mais graves/médios e menos agudos q os originais. Uso, principalmente, com distorção mas também não queria prejudicar o timbre limpo. Estou pensando em colocar o Spirit Bright Classic nas posições meio e braço, oq vc acha ?
    Obrigado mais uma vez Edmar, fique com Deus.

    • 7-30-2010

      Qualquer dos tres vai funcionar, bem. O Kent para ponte gosto mais. Agora acredito que o Bright classic vá ficar um pouco fraco nas demais posições

  21. 7-30-2010

    Ah,queria também agradecer,pois aqui é difícil encontrar um luthier que fale minha lingua e entenda exatamente o que quero que faça na minha guitarra,(imagina a situação)então faço eu mesmo as regulagens dela,e seu blog ajudou muito!!!

    • 8-7-2010

      Obrigado Marcelino!!! Abraço!!

  22. 8-7-2010

    Edmar tenho uma ibanez 540 RLTD 91 que tem o evolution neck e o FRED to atras de um captador para colocar no meio mas que combinando com os dois acima me dara um timbre limpo cristalino o que vc acha se colocar o APS1 alnico II pro da seymour duncam? ou que outro captador vc me indicaria

    • 8-7-2010

      Mairon, a grande sacada é splitar na chave os humbuckers, para que quando
      nas posições 2 e 4 cancelem uma das bobinas dos humbuckers e fiquem single
      com single. Ou seja single da ponte com single do meio, ou single do braço com single
      do meio. Desta forma o captador do meio não será de grande relevância. O Alnico II é ótimo,
      mas também muitos outros assim o serão. Só sugiro que nao use um single muito fraco
      pois como é comum deixarmos o Cap do meio bem mais baixo para nao atrapalhar a palhetada
      pode ficar com volume desequilibrado mesmo quando combinado com os demais. Abs!!

  23. 9-4-2010

    olá edmar tenho uma ibanez que nao esta funcionando o captador de braço, ele so dava algum sinal de vida no ultimo volume do ampl o que pode sr (humbucker,single,humbucker)
    obrigado

    • 9-5-2010

      David, pode ser o captador que rompeu o fio e não esta funcionando (O som baixo é apenas indução magnética) ou a chave com defeito. Experimenta colocar álcool isopropilico na chave para ver se volta a funcionar. Caso o contrario é melhor levar algum Luthier para melhor examinar. Abraço e boa sorte!!

  24. 10-4-2010

    bom comeco

  25. 10-25-2010

    Luighi, tenho uma Les Paul Shelter, e gostaria de colocar novos captadores nela, o que acha do Cabrera? Curto som de Les Paul forte, porém bem claro e definido, do tipo Mark Knopfler em que ele usa no disco Golden Heart. Ou sera que devo suar um PAF ou outro captador? me ajude aí! rsrs abraços

    • 1-29-2011

      Perdoe-me a demora, estava com mais de 2000 spans,… demorei muito para triar-los. Os paf Classic da Cabrera, são muito legais, bastante definidos e encorpados. Abs!!

  26. 10-20-2013

    Quero primeiro parabenizar pelos tópicos abordados, e minha duvida é a seguinte: eu tenho uma ibanez Art 100 e coloquei um dimarzio from hell na ponte, mas quando eu seleciono os dois captadores o som fica mais baixo do que eles separados.será por causa da defasagem? obg.

    • 10-22-2013

      Com certeza,…provavelmente terá que inverter o from hell,…o positivo com o terra,…Abraço

  27. 3-16-2014

    OLá Edmar,muito bom este blog!!!!to com uma duvida a respeito da minha guita,a captação dela é H+S+H.so que o H ponte esta com ganho mmais baixo que o do braço,porem um luthier me disse que ele é muito bom,so ñ acompanha o da ponte.Será que tenho que trocalo?

    • 3-19-2014

      O que acontece, Marlon, é esses captadores não devem ser “casados”. O da ponte deve sempre ser mais forte que o do braço para equilibrar o volume entre eles,…quando os captadores são iguais, acontece essa discrepância volumétrica. Necessidade de trocar só se incomodar muito. Abraço!!

      • 3-20-2014

        Muito obrigado,vou deixalo assim mesmo.Ate a proxima

  28. 8-8-2014

    Ola mestre tudo bom, eu recentemente fiz a troca dos captadores da minha jackson jdr94… porém eu já tinha comprado p/ uma outra guitarra o set hanbucker jaz e jb model da seymour duncan… como a minha guitarra e ponte movem o espaçamento e diferente vc acha que isto pode prejudicar muito o som ou é mais estetico o fato de ficar meio desalinhado??? e se uma ponte movel gotoh pode influenciar ambpem no tinbre de forma positiva comparando co a horiginal ? muito obrigafo e parabéns

    • 8-11-2014

      Rodrigo,..pode dar problema sim,..contudo, as vezes também funciona numa boa!! O ideal para floyd rose seria o trembucker ao invés do humbucker,..mas, em alguns casos funciona bem sim,…só testando,..se quiser trazer para eu olhar sem compromisso,..estou disposição,..boa sorte abraço!!

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