Colocação de cordas

Quanto de corda devo enrolar nas tarraxas para não ter perda de afinação?

Por E.Luighi

É bem verdade que os comentários a esse respeito são contraditórios. Alguns dizem que enrolar pouco das cordas nas tarraxas, causa desafinação, pois as mesmas escapam. Por outro lado, enrolando-se muito, desafinam por afrouxarem devido a quantidade de voltas. Ambos os argumentos estão certos. Entretanto é o exagero que cria o problema.

Cordas com muitas voltas na tarraxa realmente causam extrema desafinação. Até se ajustarem perfeitamente nas tarraxas, vão escapando aos poucos baixando a afinação. Isso pode ser verificado fazendo o seguinte teste: Afine o instrumento, e logo após puxe a corda contra a tarraxa. Você verá que a corda baixará a afinação de ½ até dois tons. Isso independente da quantidade de cordas em torno da tarraxa. Isso se dá porque além do assentamento do encordoamento, há também a dilatação. Ou seja – As cordas aumentam o seu tamanho, pois “esticam-se” na medida em que são tracionadas pelas tarraxas. Desta forma, quando são colocadas com muitas voltas nas tarraxas o tempo para fixação da afinação fica maior, pois a quantidade de corda a ser assentada e esticada  é maior.  Isto acontece principalmente nas cordas mais graves (Mi La Re), pois, por serem grossas, suas voltas não assentam perfeitamente uma sobre as outras.

Com relação às cordas que escapam quando pouco enroladas nas tarraxas, isso realmente só acontece se colocado pouco do encordoamento nas tarraxas. Mas, percebe-se o problema tão logo colocado, pois, não prendem bem.

Importante frisar que quando se enrola pouca corda, se tem o beneficio da estabilidade rápida da afinação, contudo se precisarem retirar as cordas por algum motivo, pode não se conseguir colocá-las novamente por causa do pouco tamanho. Então, antes de cortar o excesso, tenham certeza que não há nenhum procedimento a ser feito.

Até a próxima!!

25 Comentários

  1. 2-22-2010

    gostei da dica

  2. 4-10-2010

    Mt bom 😀
    Até hj nao sei como se coloka as cordas da minha guitarra, eu coloko “de qualquer jeito” aí fika um ruído e outro q atrapalha bastante lol

    • 4-10-2010

      Muitos dos problemas dos instrumentos começam pelas cordas. Abraço!!

  3. 4-13-2010

    Muito boa a dica Edmar!
    Nunca imaginei que isto pudesse atrapalhar tanto na afinação do instrumento. Já tive diversos problemas por este motivo, sem entender que esta era a raíz do problema.
    Sem dúvida, uma excelente matéria.

    • 4-13-2010

      Obrigado, Guiliano, dê uma olhada também em “Altura de captadores”tem haver também com afinação. Abraço!

  4. 4-25-2010

    Outro Tópico excelente ta de parabens cara!

    Abraço

  5. 4-28-2010

    parabems edmar pelo seu trabalho e muito bom saber que tem luthier preocupado com pequenos detalhes.
    minha dúvida é a seguinte. Tenho uma strato e comprei um trio de captadores
    Hot Noiseless, qual seria os poetenciometros ideais para colocar neles, e chave seletora qual vc indicaria, Obrigado

    • 5-2-2010

      Mauro, a Fender sugere de 1 Mega. Eu acho que de 500K já funciona bem!! Abraço!!

  6. 6-19-2010

    O que acha de eu colocar os cap’s samarium cobalt noiseless (os das deluxe) em uma strato american standard (USA), já que não possuo $$ pra entrar numa deluxe? Que cuidados técnicos e práticos devo considerar? Quero que o timbre fique o mais parecido possível do das deluxe. É claro que essa troca será feita por um luthier.
    Obrigado.
    Att, Ricardo.

    • 6-21-2010

      Particularmente, acho um pouco fracos esses captadores, contudo, não tem ruido, e são bem definidos. Não embolam o timbre e são brilhantes. Ok? Um abraço!!

  7. 6-23-2010

    Ok. E quanto aos hot e vintage noiseless? Gosto de timbres bem definidos, com brilho, não estralados, com sustain, sem aquele som de “teco-teco” (straladão, sem peso). Gosto de um funk no som limpo e dos solos de eric clapton, gilmor, “distorção limpa” (lisa, sem chiado). Quais são as características sonoras dos hot e dos vintage. Os hot são como os SCN só que com mais “pegada”?

    Att, Ricard.

    • 6-24-2010

      Ainda assim Ricardo, não são “Fortes”. Nessa linha acho os Virtuais Vintage da Dimarzio (Solo e Heavy Blues) muito (Muito mesmo) mais eficiente. Ok? Um grande abraço!!

  8. 6-26-2010

    Vi um vídeo no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=JW3d2kB2wH0), realmente os timbres são maravilhosos! Estou muito interessado. Me passa o nome certinho dele pra eu procurar (especificado). E quanto aos ruidos, chiam muito?
    Obrigado novamente.
    Att, Ricardo.

  9. 6-26-2010

    Entrei no site da Dimarzio e vi que tem vários modelos para Hum Canceling Strato.Agora não sei qual combinação seria melhor (braço,meio e ponte). Ajuda aí…

    • 6-26-2010

      RICARDO, PARA PONTE O VIRTUAL VINTAGE SOLO, BRAÇO O HEAVY BLUES, E MEIO TEM VARIOS O 2.1 2.2,…NÀO TEM HUM. SÃO EXCELENTES!!! ABRAÇO

  10. 7-21-2010

    Luighi, ótimo blog, ótimos posts.
    Ainda sobre captadores, o que você acha de Mid Boost? Valem a pena com captadores noiseless?
    Abraço.

    • 7-24-2010

      Acho que qualquer Stack funcionará bem com Boost, menos Singles,

      Abraço!!

  11. 7-21-2010

    Outra pergunta, Mid Boost funciona com qualquer captador ou evidencia ainda mais o ‘ham’ dos singles?
    Valeu.

    • 7-24-2010

      Exatamente Fábio!! Funciona em qualquer Cap, porém os captadores que possuem Hum, serão evidenciados. Ok? UM abraço!!

  12. 7-28-2010

    E no caso das guitarras com locknut essa questão do numero de voltas deve ser levada em conta? Eu normalmente dou bastante voltas não o maximo possivél mas bastante, visando economizar em encordamentos não percebo o problema com desafinação, e será que isso de deve ao fato de que a minha guitarra tem locknut?

    • 7-30-2010

      Com o uso de locknut realmente não ha problemas com a quantidade de volta, pois, o Lock, isola as tarraxas do sistema. Ok? Um abraço

  13. 7-28-2010

    Parabéns pelas matérias, muitas coisas foram utéis. Valeu!!

Faça o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *