O Violão elétrico quando ligado, uma ou mais cordas ficam com o volume menor que as demais.

Por  E. Luighi

Clique nas fotos para ampliar

Essa falta de uniformidade no volume entre as cordas se dá quase sempre, por falta de pressão sobre o rastilho/captador. O sistema de captação no violão funciona através de um captador colocado em sua cavidade no cavalete e o rastilho por sobre ele. Por cima de ambos passam as cordas. Agora, se o fundo da cavidade onde o captador esta colocado, estiver irregular, ou se a parte inferior do rastilho que apóia no captador não estiver perfeitamente reta, ou ainda, se as cordas não estiverem fazendo pressão suficiente sobre ambos, teremos uma falta de uniformidade de volume de som entre as cordas.

Isso acontece por falta de regulagem, desgaste natural, ou às vezes, por um pequeno descuido do Luthier no momento da regulagem. Para se abaixar a ação de cordas de um violão, um dos pontos de ajuste é o desbastamento da parte inferior do rastilho. Se isso não foi feito de forma uniforme, ou não se providenciou o aumento de pressão das cordas sobre ele após o ajuste, “APARECEU O PROBLEMA” É claro que algumas vezes o problema realmente é defeito no captador. Ou seja – Não esta captando com a mesma sensibilidade, em toda a sua superfície. Quase sempre quando isso acontece só a substituição resolve, entretanto não é com freqüência que isso ocorre.

Então no momento que aparecer o problema, não se desespere, nem saia comprando outro captador. Aperte com o polegar o rastilho contra o cavalete na região em que o volume esta menor. As vezes é só uma pequena folga que surgiu. Se não obtiver êxito, procure seu Luthier. Às vezes até na hora ele resolverá o problema.

Um abraço e até a próxima!  E.Luighi