MANUTENÇÃO EM AMPLIFICADORES

E aí galera?! Nesse artigo gostaria de dividir com vocês um problema muito frequente o qual procuramos sempre alertar nossos clientes: Falta de manutenção preventiva e periódica em amplificadores.

cabeça marshall

Mesmo sem uso algum, componentes como potenciometros e chaves devido ao pó e à umidade do ar desenvolvem ruidos e maus contatos, que se não tratados, podem danificar os componentes, e/ou atenuar o desempenho nos graves, médios e agudos do equipamento.

Em regiões e lugares muito úmidos, placas de componentes podem desenvolver zinabres e outros tipos de oxidações, podendo gerar curtos e maus contatos. Ao menor sinal de falhas é conveniente procurar um técnico de confiança para diagnosticar a gravidade do problema.cabeça peavey

Uma boa parte dos técnicos não cobram orçamento. Caso contrário começa se a colecionar pequenos problemas, que quando necessario um reparo mais sério, o valor do serviço se torna expressivo em razão da quantidade de pontos a serem trabalhados para o perfeito ajuste do aparelho.

Nos amplificadores valvulados os problemas por falta de manutenção podem ser ainda mais custosos. Abaixo umas dicas do meu parceiro na oficina, o engenheiro eletrônico Omar Abeid, especialista em amplificadores valvulados.

Todos já sabem que as válvulas eletrônicas desempenham uma função importante nos amplificadores valvulados. Elas são responsáveis pela qualidade sonora, do som limpo (clean), distorcido (drive), e o rendimento sonoro geral. Porém o que muitas pessoas não sabem é que existem alguns cuidados que são de extrema importância como manutenção e ajustes periódicos. As válvulas são componentes de desgaste continuo e alguns cuidados ajudam a melhorar rendimento dos amplificadores e aumento da vida útil das válvulas. Primeiramente, importante saber ou lembrar que os circuitos de amplificadores valvulados trabalham com tensões bastante elevadas que podem ser mortais se alguém, sem experiência, tocar em componentes internos carregados de alta tensão. Um dos principais ajustes que deve ser sempre efetuado por um técnico de eletrônica com experiência em valvulados é o ajuste de bias. Esse ajuste muitas vezes esquecido (pois, o proprio usuario troca as valvulas, substituindo apenas umas pelas outras) consiste em ajustar a corrente de dissipação da placa para correto funcionamento do componente. Esse ajuste previne desgaste prematuro das válvulas e evita distorções chamadas de “distorções de crossover”. Esse ajuste garante que cada valvula receba a mesma tensão e corrente de dissipação, que as demais.”

vox comboComo podem ver é recomendado ao menos  uma vez a cada dois anos  uma visita a uma oficina para uma avaliação do estado geral do amplificador. Principalmente em amplificadores valvulados, que como visto, possui um desgaste mais acentuado.

Por hoje é só galera. Um abraço à todos!!  EDMAR LUIGHI

Faça o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *