Pedais artec

E aí galera!? Nesse artigo gostaria de compartilhar com vocês a experiência que tive com a linha de pedais da Artec, disponíveis agora no Brasil com representante oficial da marca, assistência técnica autorizada, e um preço matador. A Artec no Brasil era conhecida apenas pela sua linha de equalizadores para violões, pré para contrabaixo e guitarra, contudo, não muitas pessoas sabem que a marca produz também Amplificadores de guitarra, contrabaixo, e violão, afinadores, cabos, captadores para guitarras, violões e contrabaixos. Nesse artigo vamos nos ater apenas aos pedais.

A Artec Sound foi criada na Korea em 1996, produzindo pré-amplificadores e sistemas piezo para um som acústico sem distorções. Seu nome vem da junção das palavras Arte e Tecnologia. Em 2000, a Artec expandiu suas linhas de pedal de efeito e amplificadores, exportando para mais de 50 países por todo o mundo. A Artec é distribuída no Brasil com exclusividade pela Musical Express desde 2013. A linha de equipamento da Artec sempre foi de equipamentos bem resolvidos, funcionais, honestos, de alta performance, e com preços bem razoáveis. Agora que testei sua linha de pedais afirmo que esses não fogem a regra.

Não sou de comentar pedais, uma vez que a quantidade disponível no mercado é algo incomensurável. Cheio de marcas, modelos, estilos, tamanhos, preços, ..enfim,…E a cada dia mais empresas e marcas, fora do segmento de pedais, os incorporam em sua linha, seja desenvolvendo ou apenas  importando da China uma linha qualquer apenas para poder te-los em seu portifólio, como se isso fosse uma obrigação ou um troféu de aprimoramento e crescimento. Marcas e empresas, até fora do segmento musical, já tem linhas de pedais. Desse jeito breve teremos pedais da Johnson & Johnson, ou da 3M.  [CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR].

Edmar Luighi Luthier Artec autorizadoContudo, quando fui convidado a assumir a assistência autorizada da ARTEC no Brasil, uma vez que já estava familiarizado com a manutenção dos pré equalizadores para violões, guitarras e contrabaixos, quis experimentar toda a linha e os conhece-los por dentro também.

Fiquei realmente surpreso com os timbres e a eficiência dos pedais. Os efeitos como Chorus, Flanger, Phaser são muito simples de operar, com resultados diretos, sem muita enrolação. Os drives e distorções são bem legais e com timbres bem “analógicos”. Os controles são bem operantes e funcionais. Um dos mais simples é o BLUES OVERDRIVE. Esse pedal é SHOW DE BOLA!!! Baixíssimo ruído, drive bem limpo, com controles independentes de grave e agudo, e boa sustentação. contudo, a linha Artec possui varios pedais de drive e distorção, que vão do blues ao heavy metal.Realmente uma linha bem extensa.

Pedais Artec Edmar Luighi

Possui também alguns pedais de Wha Wha que os achei muito legal. Definidos, sem interferir no timbre natural do instrumento. Possui também oitavados com drive, noise gate, equalizadores tanto gráfico quanto paramétrico, inclusive equalizador acústico, difícil de se encontrar,  pedal afinador, trêmolo, compressor, análogo delay, e um booster matador, padrão “de botique” Pedais True bypass!!! Muito legal, né??!! Possui também dois incríveis Power Supply, alimentadores de pedais para 8 ou 12 saídas de 9 Volts, e 12 volts também.

Marcelo JesuinoColhi também opinião de um brother com um grande e invejável currículo e também utilizador de grandes pedais. Trata-se de  Marcelo Jesuíno, guitarrista, diretor musical e artístico, bacharelado em guitarra na FIAM/FAAM, com cursos também na University of Louisville School of Music Kentucky – EUA, e sideman de vários artistas internacionais de Jazz. Ele nos conta sua experiência com os pedais Dual Booster e Analog Delay.

“ Como viciado assumido em booster, o primeiro pedal que testei ao receber a linha da Artec,  foi o Dual Booster da serie custom da marca.

O visual atrai, misturando o moderno e o vintage em uma solida e confiável caixa de metal. Minhas expectativas para booster eram altas, uma vez que devo ter testado a maioria dos boosters de boutique disponíveis no mercado. No entanto o Dual Booster conseguiu alcançar todas estas expectativas me surpreendendo no resultado que ele é capaz de alcançar.

Com 2 circuitos para som limpo e transistor MOSFET o Dual Booster consegue, no canal 1, um aumento de volume fiel ao som original adicionando força e punch ao timbre.As dinamicas são obedecidas fielmente. No canal 2 o botão de volume somado ao ganho individual do canal adicionam um ar de compressor ao timbre dando mais corpo ainda e muito bem vindo para solos sem drive. Sem dúvida ótima aquisição para a pedaleira!”

“ Para quem curte uma sonoridade de delay menos digital, mais quente e aveludada, o Analog Delay da Artec é uma otima pedida. Os controles de Time, Repeat e Mix são sensíveis e amplos e o timbre analógico das repetições agrada os ouvidos dos mais puristas. Agradável som dos delays analógicos da década de 80.”

 Como podem ver, são pedais que tem muito a acrescentar em nosso mercado musical. E lembrando com um preço muito bom, com um importador responsável (Musical Express) assistência autorizada no Brasil, garantia, e uma marca com tradição em eletrônica.

 Artec Oficina Edmar LuighiBreve estará em varias lojas, contudo, quem quiser conhecer temos a linha completa para teste e venda, em nosso Atelier no bairro do Ipiranga, e a partir do dia 17 também teremos em nosso Atelier dentro do EM&T Jabaquara. Quem quiser conhecer os preços em nossa loja virtual também estão disponíveis para venda. http://www.edmarluighi.com.br/loja/categoria-produto/eletronicos/pedais/

No site do fabricante podem ter uma ideia do timbre dos pedais através de gravações que disponibilizam ao publico. http://artecsound.com/effect/index.html

Abraço à todos e até a próxima!!

Edmar Luighi

2 Comentários

  1. 3-11-2014

    TENHO UM ARTEC TWIN HEAD TWH-1 E ESTOU SURPRESO COM ESTE PEDAL.JÁ COMPREI VÁRIOS CIRCUITOS PARA BAIXO DA MARCA PARA UM LUTHIER DAQUI DA REGIÃO TAMBÉM.ESTE PEDAL ESTAVA ESQUECIDO NUMA LOJA HÁ ANOS E NÃO SABIA DO QUE SE TRATAVA.HOJE TOCO COM ELE LIGADO NA MESA DA MINHA IGREJA E O RESULTADO É QUE O SOM DELE É PERFEITO! PARECE QUE TEM UM SIMULADOR SE GABINETE EMBUTIDO!ALÉM DO MELHOR SOM DE MARSHAL QUE JÁ TOQUEI , E O MELHOR : TOTALMENTE ANALÓGICO! TENHO OUTROS DRIVES ANALÓGICOS MAS NENHUM SUPEROU MEU “VELHO” TWH-1. DESDE ENTÃO SOU FÂ DESTA MARCA!

    • 3-12-2014

      Pois é Claudomir, realmente muito legal!! Abs!!

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>